segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Video games ajudam no tratamento da ambliopia, sem precisar usar poções de HP


Ao contrário do que você imaginava, não foi o Dr. Mario que fez a pesquisa, mas sim o Dr. Roger Li, da Escola de Optometria de Berkeley, Califórnia, em conjunto com o Instituto de Neurociência Helen Wills. Os resultados mostram que os video games podem ajudar no tratamento de uma perigosa disfunção ocular.
O problema de visão no caso é a Ambliopia, também conhecida “olho preguiçoso”, que consiste na diminuição da perda da acuidade visual em um dos olhos (às vezes atinge ambos), podendo até chegar à perda completa da capacidade de enxergar. A ambliopia é uma das principais causa de perda de visão em crianças, atingindo de 2% a 3% delas.
Esta disfunção não pode ser tratada com óculos, pois não é causada por uma enfermidade nos olhos, mas sim pelo cérebro, que por algum motivo passa a não reconhecer corretamente a imagem gerada pelo olho.



Agora que você já sabe tudo sobre ambliopia, vamos à pesquisa:

DrMario Normalmente a doença é tratada com uma técnica em que se usa um tampão no “olho bom”, forçando o “olho ruim” a trabalhar. A questão é que este método não funciona com adultos, e foi aí que os video games entraram.

Um grupo de 20 adultos com idade entre 20 e 60 anos foi usado na pesquisa.
Dez deles jogaram games de ação em seções de duas horas, durante um mês. Um segundo grupo, com três pessoas, ficou com outros jogos, que não os de ação, pelo mesmo período de tempo.
Depois dos testes foi constatada uma melhora de 30% na sua atividade visual e percepção de profundiade, ou uma melhora de 1,5 linhas segundo uma escala usada por optometristas. O legal disso tudo é que estes resultados só seriam alcançados no tratamento tradicional depois de 120 horas, o que é uma diferença muito significativa quando comparada às 40 horas no tratamento com video games.
Para o grupo de controle foram usadas as outras sete pessoas, que usaram o tampão no olho por 20 horas enquanto cumpriam suas rotinas diárias, como ver TV ou navegar na internet. Depois de 20 horas não ouve nenhuma melhora nos testes de visão. Estas mesmas pessoas depois foram sujeitadas a 40 horas de video game com o tampão e obtiveram os mesmo resultados dos outros grupos.

fonte: Laserdamage

Nenhum comentário:

Postar um comentário